Caráter e Personalidade - Introdução
- Mateus Simões
- 8 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

Jesus nos desafia a sermos sal da Terra [1]. Somos chamados não para termos aparência de sal, mas para fazermos a diferença no mundo. Para isso devemos estar crucificados com Cristo; e vivermos, não mais nós, mas Cristo viver em nós; e a vida que agora vivemos na carne, vivemo-la na fé do Filho de Deus, o qual nos amou e se entregou a si mesmo por nós [2]. Não há outro caminho a não ser deixar Cristo viver e reinar em nós através do Espírito Santo, sendo Ele o centro de nossas vidas. Ao fazermos isto, a ação transformadora de Deus começa a atuar para que Ele possa nos usar como instrumentos em Suas mãos e essa mudança ocorre dentro de nós.
Todos nascemos com uma personalidade, e ao longo da vida desenvolvemos um caráter. A personalidade determina a qualidade da pessoa, aquilo que a distingue das demais, como seu temperamento e suas preferências. O caráter é a soma de todas as influências positivas ou negativas aprendidas ao longo da vida.
Nosso caráter é moldado através dos valores pessoais de cada um, do estilo de vida que levamos e do nosso comportamento. Valores pessoais são diretrizes que nos ajudam nas tomadas de decisão, é algo em que cremos e que se torna um princípio que dita nossa vida; família, lealdade, fé e honestidade são alguns exemplos de valores pessoais. Estilo de vida é a forma pela qual vivenciamos o mundo. Ela se expressa pelo consumo, rotina, hábitos e prioridades, tudo ditado por revistas, jornais, amigos, redes sociais e formadores de opinião, o que acaba cunhando os vários estratos da sociedade como classes sociais, tribos urbanas, diferentes culturas, entre outros. Comportamento é o conjunto de nossas atitudes e ações diante de uma situação, pessoa ou de uma informação. Nosso comportamento pode ser instintivo ou cultural e voluntário ou involuntário
Diariamente recebemos do mundo que nos rodeia estímulos positivos e negativos. Ao nos deixarmos influenciar pelos estímulos negativos, podemos apresentar alguns desvios de caráter comparado ao padrão divino. Então dizemos que existem pessoas de bom caráter e aquelas de mal caráter. Um mal caráter se manifesta pela mentira, engano, rebeldia, desobediência, inveja, agressividade, ira, violência e maldade; estas seriam biblicamente as obras da carne [3]. Um bom caráter relaciona-se com os frutos do Espírito, obediência, cordialidade, amabilidade, integridade, honestidade, mansidão, bondade, paz, alegria, amor, justiça e retidão [4]. O caráter é desenvolvido a partir de nossas escolhas, e quanto mais perto de Jesus, mais meu caráter o glorifica.
A mudança em nós nada mais é do que a expressão da graça de Deus sobre nossas vidas. Deus quer que Cristo seja formado em nós[5] para sermos santos e irrepreensíveis diante dEle [6], que sejamos perfeitos e perfeitamente instruídos para toda boa obra [7] e tenhamos a mente de Cristo [8], pois somos predestinados a sermos conforme Sua imagem e semelhança [9].
Deus sempre trabalhou o caráter de homens e mulheres que decidiram segui-Lo. Isto é tão claro na Bíblia que até nomes eram mudados para indicar esta transformação. Jacó, o usurpador, teve seu nome mudado para Israel, príncipe de Deus. Abrão, o pai exaltado, se transformou em Abraão, o pai de multidões. No Novo Testamento temos Simão, aquele que vacila, a quem Jesus chamou de Pedro, a rocha sobre a qual Ele firmaria Sua igreja. Depois de terem seu caráter mudado, esses homens se tornaram grandes instrumentos nas mãos do Criador e foram agentes de mudança no mundo. Um bom caráter atrai a atenção e a honra de Deus.
Andemos, pois, como é digno da nossa vocação, com toda humildade, mansidão e longanimidade. Sigamos a verdade em amor e cresçamos em Cristo para que não sejamos mais meninos inconstantes levados em roda por todo vento de doutrina. Despojemo-nos do velho homem que se corrompe pelas concupiscências do engano, deixemo-nos renovar o espírito e a mente e revistemo-nos do novo homem que foi criado para expressar justiça e santidade que fluem através da verdade. Devemos sempre dar graças ao nosso Pai por tudo e nos sujeitar uns aos outros no temor de Deus. [10]
Nas próximas semanas iremos estudar a mudança de caráter em vários personagens bíblicos, identificaremos seus pontos fortes e pontos fracos, e aprenderemos a deixar Deus tratar a nossa vida fazendo morrer nossa carnalidade para nascer a natureza de Cristo em nós e assim poderemos ser usados na obra de Deus de forma mais eficiente e aceitável diante do Rei.
[1] Mateus 5:13
[2] Gálatas 2:20
[3] Gálatas 5:16-21
[4] Gálatas 5:22,23
[5] Gálatas 4:19
[6] Efésios 1:4
[7] Timóteo 3:17
[8] I Coríntios 2:16
[9] Romanos 8:29
[10] Efésio 4
Comments