Caráter e Personalidade - Isaque
- Mateus Simões
- 23 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Sara finalmente concebera e dera à luz Isaque, o tão aguardado filho da promessa. Seu nome significa “aquele que faz rir” e não é de se duvidar que tenha dado muita alegria aos seus pais quando nasceu. Isaque se casou com Rebeca aos 40 anos e foi pai dos gêmeos Esaú e Jacó aos 60. Viveu 180 anos e morou em vários lugares ao sul da Palestina. Sendo um dos três patriarcas de Israel, sua vida foi sinalizada pela benção de Deus.
Com Isaque, aprendemos a ser obedientes, resilientes, perseverantes, tementes a Deus, pacificadores. Ele era obediente, como pode-se ver quando foi com Abraão ao monte Moriá para ser sacrificado (Gn 22); além disso, aceitou de bom grado o fato de seu pai mandar o servo Eliseu buscar uma esposa e não ir buscá-la por conta própria (Gn 24). Isaque foi um homem resiliente e enfrentou bem as situações difíceis de sua vida, como a inveja dos filisteus (Gn 26:14) que entulharam todos os seus poços, e quando teve de se apartar de Abimeleque para começar tudo de novo na região de Gerar (Gn 26:16) passando outra vez por um processo de adaptação.
Poços naquela época eram grandes e profundos, podiam ter até três lances de escada para se chegar ao fundo. Isaque cavou um poço em Gerar, os pastores da região reivindicaram a posse da água; Isaque cavou um outro poço em Sitna, sobre o qual os pastores também porfiaram com ele; então, Isaque cavou um terceiro poço e só aí tem paz (Gn 26:19-22); isso mostra muita perseverança se sua parte.
Em Gn 26:25, logo após encontrar um lugar para se estabelecer, edificou um altar a Deus, mostrando seu temor a Ele; Abimeleque reconheceu que o Senhor era com Isaque (Gn 26:28). Não existe nenhum relato na bíblia de alguma situação na qual Isaque se mostrou impulsivo ou vingativo, mas sim que era um homem pacificador, preferindo sair do lugar para evitar conflitos.
No entanto, podemos notar algumas falhas de caráter em Isaque. Ele não exerceu bem o papel de esposo, lhe faltou firmeza, deixando Raquel tomar as decisões. Por medo, mentiu que Rebeca era sua esposa (Gn 26:7), reproduzindo o mesmo ato falho de seu pai Abraão. Como pai, Isaque teve uma relação complicada com seus filhos Esaú e Jacó, fazia diferenças entre os filhos e não respeitou o costume da época de abençoar o filho mais velho e nem repreendeu Jacó por ter usurpado a primogenitura de Esaú.
Tendo todos esses aspectos em vista, podemos inferir que o temperamento de Isaque era predominantemente fleumático.
Comments