Caráter e Personalidade - Adão e Eva
- Mateus Simões
- 12 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

O caráter de Adão e Eva não foi desenvolvido, mas criado em perfeição, enquanto nós já nascemos com o caráter deformado. Com isso, podemos entender o processo através do qual nosso caráter é deformado, como o maligno tenta deformá-lo e que posturas devemos tomar para protegê-lo.
Vamos entender em linhas gerais qual era a personalidade das primeiras duas pessoas que habitaram nosso planeta. O primeiro casal tem em suas respectivas personalidades algumas características em comum. Ambos podiam raciocinar, eles tinham uma faculdade intelectual, pois não eram robôs ou seres inferiores a nós atualmente. Eles tinham uma vontade, poderiam decidir obedecer ou desobedecer. Os dois tinham um intelecto, ou seja, uma inteligência com capacidade de compreensão, entendimento e concepção de ideias. E, por fim, eles podiam sentir, nutrir e valorizar a comunhão com Deus e entre si, eles eram providos de emoção. Particular a Eva, ela era mais sensível com uma curiosidade aguçada, além de ter maior capacidade de observação e persuasão. Já Adão era uma pessoa mais passiva que aceitava qualquer sorte que lhe fosse sugerida.
Em decorrência de sua personalidade, Eva estava mais suscetível a ser tentada, enquanto Adão, a ser influenciado. O caráter de Eva foi deturpado quando a serpente deu a ela as possibilidades de reinterpretar a ordem de Deus, de adulterar a lei do Criador, de aguçar seus sentidos e desejos e de acreditar em outro desfecho para a história. O caráter de Adão foi deturpado quando Eva deu a ele as possibilidades de experimentar algo novo fazendo o que ela fez, de ser influenciado e de abrir mão de sua responsabilidade.
Ambos tiveram seu caráter transformado negativamente. De um caráter moral, perfeito e a imagem e semelhança de Deus para um caráter cheio de vergonha, acusação, desejoso pelo mal e tendendo à desobediência e ao medo.
Como desafio para nós, temos que cuidar para que nossos desejos não nos façam reinterpretar e adulterar a ordem e a vontade de Deus. Enquanto Adão e Eva cederam, perderam e corromperam, Jesus resistiu, ganhou e restaurou. Nosso caráter pode ser transformado positivamente através de um relacionamento com Deus. Do mesmo modo que todos morremos com Adão, também seremos vivificados em Cristo [1].
[1] I Coríntios 15.22
Comments