top of page

Caráter e Personalidade - Abraão

  • Foto do escritor: Mateus Simões
    Mateus Simões
  • 2 de ago. de 2017
  • 2 min de leitura

Quando falamos de Abraão, pensamos em um homem corajoso, sacrificador, sábio e cheio de fé. Porém, se estudarmos mais a fundo, conheceremos um Abraão de caráter fraco, capaz de mentir e enganar e fraco em seus propósitos e convicções, até que passou pela experiência de ter seu caráter completamente transformado por Deus.


Nascido em Ur dos Caldeus, na região da Suméria, atual província do Iraque, Abraão mudou várias vezes de cidade. Morou em Harã, Siquém, Betel, Neguebe e Egito. Ele deixou seu pai em Harã aos 75 anos de idade.


A personalidade deste grande personagem bíblico era predominantemente fleumática, bastante pacífica. Ele deixava Sara, sua esposa, dirigir a família e quase nunca assumia a liderança; haja visto o fato de, a pedido de sua mulher, ter mandado sua concubina Hagar e seu filho Ismael para o deserto com pouca comida e água. Ele era medroso, como podemos ver nos dois episódios em que, por medo, escondeu o fato de Sara ser sua esposa e a usou como moeda de troca (Gn 12:16 e Gn 20:11-13). Apesar de seu caráter fraco, Deus aparece à Abraão e faz com ele uma aliança.


Abraão cria em Deus (Gn 15:16), construía altares ao Senhor (Gn 12:8, Gn 13:4 e Gn 13:18), era grato ao Criador (Gn 14:20b); entretanto, seu caráter precisava ser transformado. A construção de seu caráter envolveu processos; processos de mudanças ao sair da casa de seu pai, houve renúncia ao abrir mão da boa terra e deixá-la para seu sobrinho Ló, mostrou fé e esperança enquanto esperava pelo filho da promessa, viveu em santidade ao rejeitar deuses estranhos para se relacionar somente com o Deus verdadeiro, e ele foi abnegado ao ponto de sacrificar seu filho amado Isaque.


O processo de transformação e construção de um caráter santo que agrada a Deus nunca é fácil. As feridas vão ser tratadas, e mexer nelas dói bastante; os pontos fracos vão ser expostos, e isso deprime. Apesar de abatidos, não podemos desistir, encorajados pela possibilidade de crescermos, devemos perseguir o alvo, que é Jesus Cristo. Vivendo uma vida irrepreensível diante de Deus e dos homens, aceitemos o fato de que no mundo teremos aflições, mas tenhamos bom ânimo, pois Jesus venceu o mundo. Assim, tratados, transformados e cheios de amor a Deus e ao próximo, podemos cumprir a carreira que nos está proposta e realizar a tarefa para qual fomos criados e chamados.




Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page