Caráter e Personalidade - Sara
- Mateus Simões
- 9 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

Estudaremos o caráter e a personalidade de uma mulher que lidou de forma muito ruim com algumas situações: Sarai, cujo nome significa princesa e que depois foi transformada em Sara, a mãe das nações.
Lembremos de algumas atitudes desta mulher. Em Gn 16:1-6, Sara cansa de esperar o tempo de Deus e toma duas atitudes, primeiro convence Abrão a ter um relacionamento com sua serva Agar, depois não consegue lidar com as consequências e humilha e espanta Agar do acampamento. Em Gn 18:9-15, quando anjos que, antes de destruírem Sodoma e Gomorra, passam pelas terras onde habitava Abraão e anunciaram que dali um ano Sara estaria dando luz à um filho, ela, escutando conversa alheia, duvida da promessa, ri e então nega que riu.
Como parte do tratamento de Deus na vida de Sara, ela foi duas vezes tomada de seu marido Abraão por ele ter escondido o fato de ela ser sua esposa (Gn 12:10-20 e Gn 20). Vemos que ela se tornou uma mulher mudada quando permitiu que Abraão levasse seu filho para ser sacrificado e não colocou nenhum impedimento. Naquele ponto, ela já tinha reconhecido que Isaque era de Deus e não resultado de seus próprios esforços, algo realmente dificil para alguém com seu temperamento.
Sara, de um temperamento colérico, era impulsiva, imprudente, impaciente e egoísta. Como consequência, Sara vai usufruir muito pouco de seu filho Isaque. Apesar de suas falhas, Deus transformou Sarai em Sara, mãe de uma nação, antecessora de Jesus Cristo e mulher de fé citada na galeria da fé de Hebreus 11.
Ao estudar a vida de Sara, aprendemos que devemos evitar de agir com impulsividade e esperar pelo tempo de Deus. Tudo aquilo que fazemos com a força dos nossos próprios braços é resultado da nossa imprudência e é bem provável que traga várias consequências indesejáveis. Quando a palavra de Deus se cumprir, reconheceremos que foi no tempo certo, estando já maduros na fé para receber o que Ele tinha preparado para nós.
コメント